terça-feira, 13 de abril de 2010

A sigla como logotipo de um telejornal



Nomes de telejornais costumam ser diretos. Na maioria dos casos possuem apenas duas palavras. Mas mesmo com um nome tão pequeno há a necessidade de mais uma redução. É aí que entram as siglas. No caso dos telejornais concordo que a sigla tem mais a função de um signo, pois graficamente aquilo representa um desenho ou uma marca registrada do determinado programa na mente do telespectador. Na área de comunicação, a sigla de um telejornal pode ser discutida entrando no campo da semiótica.

Jornal Nacional, Jornal Hoje e Jornal da Record são exemplos de telejornais que seus logotipos são siglas. Os telejornais da Rede Globo citados acima usam siglas desde suas estreias. Com o passar dos anos, essas siglas se tornaram marca registrada, e a partir dessa base foi construída uma identidade visual. O Jornal Nacional é conhecido como “JN” (como ele é representado graficamente). Já o Jornal Hoje, apesar de seu logotipo ser a letra “H”, não é do costume do telespectador chamá-lo somente pela letra. Na Globo ainda temos o “Jornal da Globo” que usa o logotipo “JG” apenas nos paineis que compõem seu cenário.

No caso do “Jornal da Record”, o “JR” começou a ser adotado nos anos 90 e hoje o telejornal possui um certo reconhecimento por essa sigla, mas nada que se compare com os telejornais globais que já utilizam há mais tempo.
Siglas são representações mais que diretas, a sigla como logotipo de um telejornal faz o papel de elemento principal. Mas chega por aqui, uma reflexão maior sobre siglas partiria para vários lados, da semiótica à estética. É isso!
_____

Ivo Pereira
Brasiliense, 18 anos, estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Twitter: @ivopereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.