quinta-feira, 22 de abril de 2010

A descoberta do meu gosto por vinhetas: Globo Repórter, nos embalos dos anos 90.

Nasci em 1991. Os melhores anos da minha infância se passaram na década de 90.
Eu sou do tipo que leva tudo para o lado poético, pro lado onde tudo tem algum valor de lembrança de um tempo ou momento.

1997/1998: Eu era uma criança que dormia cedo, no máximo às 21:00 eu já estava na cama. Mas havia vezes que eu ficava acordado até mais tarde. Essas vezes aconteciam na casa da minha amada e saudosa avó. Final de semana na casa dela era sempre agitado. E isso começava na sexta à noite. Quase todo final de semana era assim. A casa da minha vó, era o "point".Filhos e netos sempre se reencontravam lá. E nesses reencontros não tinha jeito, sempre acontecia uma festa. As festas eram embaladas com hits dos anos 90 que reconheço até hoje com muita saudade. Meus primos eram adolescentes e jovens enquanto meus pais e tios beiravam seus 30 e poucos anos. Eu sou da penúltima geração de netos, portanto era criança ainda.

Durante essas festas, eu ficava na sala com meus primos da mesma faixa etária que eu deitados ao redor de minha avó, alguns dormindo mas eu me mantinha acordado. Me mantinha acordado para ver a vinheta do Globo Repórter. Aquela trilha mexia comigo. Ao fundo, os hits dos anos 90, e na minha frente aquela vinheta de cores escuras e de trilha que me dava prazer em ouvir. Não sei se é exatamente isso, mas naquele tempo eu já sentia nostalgia de tudo aquilo. É estranho, é complexo.

O ambiente também contribuía para que eu tivesse aquela sensação. A sala,, com as luzes apagadas, e a TV refletia no espaço as cores da vinheta. Lá fora, eu só via as sombras das pessoas na festa. Foi naquele momento, que eu percebi que eu gostava de vinhetas. Esse gosto já existia, mas eu não entendia.

Em 1998 minha avó faleceu e a família de certa forma se desintegrou. Nunca mais aconteceram essas grandes festas que varavam a noite.
Mas foi a partir daí que comecei a observar vinhetas com outros olhos.
Até hoje quando ouço a trilha do Globo Repórter, tenho nostalgia daquele tempo.

Algumas das vinhetas do "Globo Repórter" nos anos 1990:



1998:




Ivo Pereira é brasiliense, tem 18 anos e é acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.