domingo, 11 de abril de 2010

Além da paixão - Minha história com vinhetas

Hoje é uma data emblemática para quem é aficcionado por vinhetas de telejornais no orkut: é o momento em que celebramos cinco anos da criação daquela que já passou para a História como a pioneira sobre o assunto nesse site de relacionamento.

E como surgiu a ideia de se formar esse espaço? Para isso eu teria de remontar ao início da década de 1990, mais precisamente em 1991. Como telespectador paulista da Rede Globo, assistia assiduamente à programação local da época, que contava com o noticiário "SP Já", o pioneiro, no período da tarde, a apresentar notícias locais com o jornalismo nacional e internacional. Nem desconfiava que a Globo, em rede nacional, exibia alguma coisa diferente. Com os conhecimentos de um adolescente que pouco viajava, pensei que aquele antigo "Jornal Hoje", apresentado por estrelas como Leda Nagle, Márcia Peltier e diversos outros, havia sumido da Globo em 1990.

Para minha surpresa, eu estava no hall de um hotel na praia, litoral paulista. Às 13 horas de uma bela tarde ensolarada eu estava pronto para ver o SP Já e... Cláudia Cruz na tela? Cenário lilás? E... que "agá" rodopiando era esse na tela? Sim, o Jornal Hoje passava para o Brasil todo, e pela parabólica inclusive no litoral paulista. Achei aquele momento fascinante. No mesmo horário, dois programas distintos. Imaginei outros lugares, destinos, regiões do Brasil que eu só conhecia pelos atlas e livros de geografia, ou pela minha Enciclopédia Abril. Viajar. Poder conhecer lugares que iam além de um litoral paulista. Transpor Ubatuba e chegar a Paraty, no estado do Rio. E lá poder ver o Hoje, na televisão.

Nem preciso dizer qual é a vinheta de que mais gosto.



Isso tudo mostra como uma simples vinheta, como uma animação gráfica composta para abrir um telejornal, pode ser algo significativo na história de vida de alguém. Aconteceu na minha vida, pode acontecer na tua também. Será que alguma vinheta já te fez pensar diferente? Compartilhe conosco.

Um abraço.
______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

2 comentários:

  1. Olha, Cleber, você fala tanto nessa vinheta do Jornal Hoje, que vou acabar enjoando dela. Hhahahaha...

    *Bruno Vanderley*

    ResponderExcluir
  2. Não é por nada Brunão, mas ela é a "mãe-de-todas-as-vinhetas" hehe

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.