quinta-feira, 22 de abril de 2010

Finalmente, a trilha especial

Ontem, de fato, foi um dia especial para o Brasil, e teve uma merecida homenagem do Jornal Nacional: os 50 anos de Brasília. Durante a semana, e por todo o feriado de quarta-feira - que marca uma data tão importante quanto a inauguração de nossa capital federal, o dia de Tiradentes - muitas imagens, cores, sons de Brasília. E no final de mais um JN, a tão famosa e rara trilha especial.



Essa trilha foi ao ar originalmente no distante ano de 2003, na posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na verdade, a que foi tocada ontem pelo JN é uma mistura da trilha de escalada, com a de abertura propriamente dita. Esse vídeo demonstra o que acabamos de dizer:



Posso dizer que foi uma surpresa. Essa trilha rara tocou em grandes eventos: além da posse do atual presidente, a Globo a inseriu quando houve o atentado terrorista a Madri (11/03/2004) e a morte do papa João Paulo II (02/04/2005) e a omitiu em diversos outros momentos, que poderiam merecer um grande destaque através desse fundo musical. Aparentemente, alguém na Globo vetou essa trilha, tão aguardada na mudança do telejornal pelos seus 40 anos, em setembro último. Seus acordes só são executados na trilha de fundo de oferecimento do JN.

O tom imponente, embora executado com os famosos sintetizadores eletrônicos, é a marca dessa trilha especial. Os arranjos clássicos, entretanto, não são novidade, pois foram usados até pelo SBT, no Jornal do SBT em tempos de Lillian Witte Fibe, e pela Band, no seu Jornal da Band (2005). No exterior, são comuns, e uma delas, a mais famosa, é a "The Mission", que durante 25 anos foi a base dos principais telejornais da NBC News dos Estados Unidos, composta e executada por nada menos que John Williams, maestro que assina trilhas como as do filme "ET - o Extraterrestre" e a sequência de "Indiana Jones" para o cinema.



Penso também na questão de se adotar uma trilha como a especial, todos os dias, no Jornal Nacional. A situação é que a atual já está bem desgastada, tem mais de 20 anos e não combina mais com o grafismo e a qualidade imprimida pela Globo em seu principal telejornal. Lamentavelmente, a emissora ainda é conservadora em se tratando de mexer no seu produto mais rentável, além de temer uma possível fuga de telespectadores por não reconhecerem o momento de início do JN pela sua trilha sonora e, claro, o temor velado pela concorrência, sobretudo com o Jornal da Record. A trilha, ainda com acordes um tanto sintetizados, já foi usada em 3 fases consecutivas do JN: dá para se lembrar de Cid Moreira e Sérgio Chapelin anunciando os destaques do noticiário com a mesma música que baseia a leitura de William Bonner e Fátima Bernardes, todas as noites.

O único problema dessa trilha especial é a forma como foi gravada: entendemos que, por praticidade e economia, as emissoras preferem editar suas trilhas à base de teclados e outros instrumentos sintetizados. Mas, por que não contratar uma orquestra para revitalizar todas as trilhas da casa? Já tentaram fazer o mesmo com o Jornal Hoje, mas a trilha não pegou, durando alguns meses somente:



A Globo poderia inovar, passar mais credibilidade aos seus produtos, e fazer trilhas melhor elaboradas. Estrutura tem, profissionais gabaritados também. O que a impede? Medo de que a receita "desande"? E o histórico "compromisso com a qualidade"? Será que as trilhas e vinhetas teriam que ter cara "povão" para atrair o telespectador?

Pedimos aqui: trilha especial sempre, JN!
______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

Um comentário:

  1. Assino embaixo!

    Essa trilha, utilizada diariamente, é o que está faltando para que o JN, de fato, ganhe um cara nova completa.

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.