quarta-feira, 2 de junho de 2010

What?


04 de abril de 2005 estreava na Rede Globo o mini-telejornal Globo Notícia, com apenas três minutos de duração. Eu não tinha conhecimento dessa nova produção jornalística da emissora e levei um susto quando entrou no ar. A primeira reação foi a de comemorar o aumento do tempo dedicado ao jornalismo, mas não demorou muito para surgir a incógnita: o que eles querem dizer com essa vinheta?
É até difícil fazer uma análise dessa abertura, porque pra mim não há lógica, não há coerência. Nos quadros 1 e 2 (foto acima), labirintos se formam lembrando as formas de objetos do hardware de um computador, fazendo-me acreditar que tal vinheta se encaixaria melhor na abertura de um programa sobre tecnologia.
A logomarca da emissora mudou, o telejornal ganhou mais tempo e a vinheta nunca foi reformulada. Será que estão satisfeito com ela?
É inegável que ela é ágil, chama a atenção do telespectador e já dá ritmo ao telejornal (especialmente por sua trilha), mas não dá para compreendê-la.


Bruno Vanderley (20) é estudante de Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas. Siga-o no Twitter

Um comentário:

  1. Pois é, existe um relativo descuido da Globo em relação a essa vinheta. Se lançarem, um dia, 'Globo Tecnologia', eis que já está criada uma futura abertura.

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.