sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Fantástico dos anos 2000

Passados os magníficos anos oitenta e os revolucionários anos noventa, o ano dois mil enfim havia chegado. Muitos acreditavam que naquele ano o mundo iria acabar, e havia quem dissesse também que aquele ano era o começo do apocalipse. Todos errados. O ano 2000 transcorreu de forma normal, trezentos e sessenta e cinco dias, doze meses e quatro estações no ano.

“Fantástico”, o show da vida. Nenhum outro programa da televisão brasileira é melhor para celebrar a vida, para retratar e noticiar a época vivida. O “Fantástico” é um programa para o mundo. Sua superioridade em relação aos outros programas é notável nos próprios cenários e em suas célebres vinhetas. Todas sob um conceito, sob uma fundamentação.

Indo mais direto ao ponto, nesse texto quero falar sobre a estética do Fantástico dos anos 2000. Na minha opinião, acredito que o programa, na década passada passou por um período de consolidação. O programa chegou ao topo, ao auge da sua vida. Muitos vão discordar de mim, dizendo que esse período aconteceu nos anos oitenta, mas eu penso que nos anos oitenta, o “Fantástico” vivia o momento do “boom”, foi quando o programa construiu sua imagem que é lembrada até hoje, e quando fez mais sucesso.

Voltando ao assunto, vou apresentar alguns cenários e vinhetas do “Fantástico” da década de dois mil.


Neste vídeo, o último bloco do “Fantástico” nos ano 2000. O cenário é todo em chroma key:

Em 2001, a vinheta que já estava no ar desde o ano 2000 ganhou uma nova trilha:


Vinheta de 2002:


Em 2003 um cenário diferente para o “Fantástico”, este continua com integração com logotipo. Através do efeito chroma key o programa era apresentado no ambiente de um espaço sideral:


Vinheta de 2003 (a data da descrição do vídeo está errada):


Para mostrar o cenário que estreou em 2005 e ficou no ar até 2007, um clássico vídeo da queda do brinco da Glória Maria:


Em 2007, o programa ganhou um novo cenário, que apesar de algumas ligeiras modificações de iluminação, é o mesmo de hoje:


A vinheta que ficou no ar entre 2005 até março deste ano:


E estas foram as vinhetas e os cenários que ambientaram o “Fantástico” nos anos 2000.
Nesta nova década, o “Fantástico” completará 40 anos de existência, e com certeza um cenário novo virá por aí, e aposto que será bem inovador. É só esperar pra ver.


Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense e estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília. Gosta de ver e analisar a questão estética de um telejornal, suas vinhetas e seus cenários.

Um comentário:

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.