segunda-feira, 26 de julho de 2010

As melhores vinhetas: Jornal Hoje 1986-1991

Pretendemos começar uma série hoje aqui: as melhores vinhetas, de todos os canais e de todos os tempos. Também vamos ter uma outra série, as "piores vinhetas"; aguarde.



Inaugurando a seção, aqui temos a vinheta do Jornal Hoje da Rede Globo, de 1986. Não estou fazendo uma associação com aquela outra, de 1991, que apontei como a que fez meu gosto por vinhetas vir à tona. Essa vinheta eu menciono como uma das melhores já exibidas pela casa.

Ela cumpre seu papel de retratar a mensagem do jornal. Mais do que apenas ser algo "plástico", bonito, para dar um começo ao noticiário, ela passa a mensagem de que o Jornal Hoje espalhará as informações pelos quatro cantos. Para isso exatamente a vinheta traz quatro "agás" sólidos que saem do conjunto principal, cada um com uma cor, inclusive o verde e amarelo. Um bloco, uma unidade, que está coesa do começo ao fim, como deve ser o bom telejornal.

A trilha, na minha opinião a melhor de telejornais de todos os tempos, transmite agilidade e dinamismo, algo que está acontecendo e chegando para o telespectador num bom formato. As cores do logotipo também são apropriadas para um jornal vespertino, combinando com o cinza do fundo, pois não se trata de um jornal matutino, com cores mais quentes. O cenário, à época, "entrava" na vinheta, sendo que a bancada reproduzia os "agás" da abertura, tanto no cenário de fundo quanto na bancada. Foi um salto de qualidade na emissora, até então com padrões que mais combinavam com a década de 1970, e que se viu forçada a mudar seus padrões por conta da concorrência trazida pela agora extinta Rede Manchete.

Detalhe é que essa vinheta foi uma das primeiras a ser produzida, de fato, em computação gráfica, seguindo os padrões das vinhetas do Jornal Nacional e do Fantástico, produzidas em 1983, que já substituíam o Scanimate, ou "truca".

Por essas características, temos a vinheta do Hoje de 1986 a 1991, como uma das melhores.

Em breve, traremos uma das piores. Para aguçar a curiosidade: ela também pertence à história do Hoje.



______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

Um comentário:

  1. Acho a vinheta do Bom Dia SC uma das melhores que já vi.
    http://www.youtube.com/watch?v=juXj6uoc-4A&feature=related

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.