quinta-feira, 6 de maio de 2010

Terra arada no Globo Rural

Realmente vieram a calhar as mudanças no Globo Rural. A despeito da abertura - que continua a mesma, sequer foi renovada... - a "repaginada" do programa é digna de menção.

O cenário, conforme visto ao lado com os apresentadores Helen Martins e Nélson Araújo, ficou mais "clean" e moderno, sem aquelas montagens típicas de cenários da Globo São Paulo, com um amontoado de placas de metal e plástico, tal como era o antigo. Mostrou também que a Globo ainda pode fazer bons cenários tirando a "ditadura da redação", que a nosso ver contribui para que certos programas não sejam tão leves quanto podiam. O Hoje, por exemplo, poderia ser tranquilamente em estúdio, mas a pressão para que ele se equipare ao jornalismo hard do Jornal Nacional, faz com que ele também seja transmitido diretamente da redação.

O que se torna interessante notar é o padrão de cores utilizado que, baseando-se na explicação da própria Helen Martins, prioriza os quatro elementos fundamentais da natureza (água, fogo, terra e ar) para transmitir essa sensação de integração com o ambiente principal do programa.

Numa tomada mais panorâmica, vê-se que a editoria de arte caprichou nas técnicas de iluminação e passa, com realismo, cores naturais do ambiente rural. Destaque para o azul da bancada, com uma tonalidade jamais vista - sequer na do Jornal da Record...

Assim, dando continuidade à revelação, em primeira mão, das novidades do Globo Rural, parabenizamos a equipe de produção, a editoria de arte e cenografia, o videografismo - que por sinal produziu muito boas identificações de repórter e entrevistados, apesar dos já ultrapassados caracteres "wide" que a Globo São Paulo insiste em usar - e esperamos que esse cenário perdure por bastante tempo. E certamente o vai, pelos próximos 10 anos.

* Nosso colunista Ivo Pereira colaborou com este artigo, cedendo gentilmente reproduções de tela do novo programa.

______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.