domingo, 16 de maio de 2010

Jingles nos primórdios

Um dos aspectos que me atrai nas vinhetas não é apenas a imagem, os efeitos. Gosto de ver também a trilha que, assim como nos filmes, é indispensável para a construção do conjunto, o filme acabado.

Há músicas que ficam tão impregnadas no consciente coletivo que, automaticamente, estão associadas a determinado produto jornalístico. Qualquer que ouvir os acordes da "The Fuzz" reconhece, na hora, o tema sonoro do Jornal Nacional. Há aqueles que têm medo não dos gráficos, mas da trilha sonora do Plantão da Globo. Outros, ao navegarem no Youtube, deparam-se com vinhetas estrangeiras mas com melodias que também são tocadas aqui no Brasil: tal é o caso da "Freedom of Expression", da banda estadunidense Jim Bowen Pickers, mas que por aqui é conhecida como o tema do Globo Repórter.

Pois bem, no estrangeiro a TV - e consequentemente suas vinhetas telejornalísticas - circulam há várias décadas no ar. Há emissoras por lá, como a NBC dos Estados Unidos, que têm quase 80 anos de idade. Naturalmente, seus principais noticiários já guardam muitas histórias. E, de acordo com o gosto popular da época, os temas das trilhas que os jornais adotavam ou remontam, ou são pura música clássica. A característica solene é que dá a nota para a seriedade de um telejornal, e isso foi muito usado nos primórdios, a menos que a notícia - ou a imagem do canal - fossem mais leves, joviais, próximos do público-alvo.

Nesse sentido, separo três muito marcantes, tocadas nos tais "primórdios". A primeira é da NBC dos Estados Unidos, que mantinha seu tema, o 2º Movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, como a abertura e o encerramento do "The Huntley-Brinkley Report", absoluto em matéria de noticiários de 1956 a 1970, quando foi substituído pelo Nightly News, o principal telejornal da casa. Acompanhe o tema e, logo abaixo, outro vídeo com o tema completo.



A segunda é da rede inglesa ITN, longa, usada durante duas décadas em seus telejornais e bastante alegre.

A terceira é da BBC de Londres, uma música clássica intitulada "News Scoop" executada por The Symphonia Orchestra, e que possui elementos de um dobrado militar, por conta de sua cadência.

Essa tendência ainda perdura, pois vários dos jingles atuais têm inspiração clássica, ou são de fato música clássica. Ainda falaremos dos atuais que são verdadeiras sinfonias, e que trazem o caráter solene e firme de um telejornal.

______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.