quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Telejornais do SBT: Constantes mudanças em cinco anos

Com a chegada de Ana Paula Padrão ao SBT, em 2005, houve uma verdadeira revolução visual nos cenários e vinhetas da emissora de Sílvio Santos. A jornalista não está mais na emissora, mas podemos considerar que ela deixou uma herança.

Desde a estreia do telejornal “SBT Brasil”, que está no ar até hoje, o SBT adota uma linha de cenários de padrões internacionais. São cenários mais elaborados, embora alguns pequenos.

As vinhetas do SBT também possuem modelos internacionais. Muitas pessoas denunciam no Youtube que essas vinhetas são cópias de telejornais de outros países. Mas há uma notícia que corre pelos blogs e pelas comunidades do gênero, de que o SBT possui um contrato com a emissora norte-americana ABC para utilizar suas vinhetas.

Em minha opinião, não considero isso ruim para os telejornais do SBT, visto que esses não tem uma preocupação com a fixação de uma identidade visual como a Rede Globo, por exemplo. Pelo contrário, é interessante observar que o SBT está em constante renovação nos cenários e vinhetas.

Abaixo, seguem algumas das principais mudanças dos telejornais do SBT em um lustro. (2005-2010)






















Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense e estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília

Um comentário:

  1. No SBT me parece está se tornando uma tradição a instabilidade de sua programação, no caso desse noticiário a instabilidade é na vinheta. Porém, o que importa é que o Jornalismo no SBT voltou com tudo nos últimos anos, e está se consolidando.

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.