quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novo SPTV

A TV Globo de São Paulo estreou a nova identidade visual do SPTV na última segunda-feira, dia 27. As novas características deixaram claro o novo conceito de telejornalismo empregado pela Globo de 2009 que é de "simplificar" ao máximo tanto no conteúdo como na identidade.

Vamos lembrar como era: O SPTV tinha uma identidade visual mais "agressiva" em tons mais escuros e a trilha sonora mais "séria". Vejamos:



Com a nova proposta, a vinheta, grafismos ficaram mais "leves". Confira:



Vamos a opinião: Em relação aos novos grafismos: Gostei do tom mais claro para o SPTV. É o ideal para o "Primeira Edição". Combina com o meio dia. Mas, à noite, no "Segunda Edição", poderia ter um tom mais escuro, como antigamente. Já em relação a animação, nada de muito novo, sem surpresa ou novidade. A Globo está cada vez mais simplista. Em relação à trilha sonora, um retrocesso total. Usaram como base a (excelente e) atual trilha alternativa do RJTV. Mas usaram "chocalhos", ou algum equipamento que transmite um som muito confuso. Ficou confusa a nova trilha Além disso, perde todo o tom sério que um telejornal deveria ter. Agora é esperar se as outras praças seguirão a nova identidade da TV Globo.

Giorgio Rosso Guedin é é acadêmico de Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É diretor e editor de SulBRTV, o maior blog sobre a televisão sul-brasileira, e colaborador da Vinhetas de Telejornais - o Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.