segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vinhetas de idas de intervalo do "JN"

Um telejornal que se preze, deve ter organização. E para não perder o foco, esta ordem das matérias deve ser passada continuamente. Além da escalada, elas são anunciadas também em cada final de bloco.

Hoje em dia, nas idas de intervalo do "Jornal Nacional", há uma inserção no vídeo de imagens da principal matéria a ser exibida no bloco seguinte. E estas imagens possuem legendas, que definem determinada matéria. Outro recurso utilizado pelo telejornal, é uma vinheta de passagem comum, mas com o link de seu site. Mas nem sempre foi assim.

Nas décadas de oitenta e noventa, eram exibidos indicadores com valores da economia do dia. Valores da assombrosa inflação alta, de alta e baixa de moedas, de bolsas internacionais ou de ações. De certa forma, era uma maneira de se ganhar mais tempo para o telejornal, já que são informações visuais e que ocupavam um espaço que de qualquer forma teria que ser usado.

Abaixo, algumas idas de intervalo do “JN”, de diferentes épocas:

1991



1996


1999


2009





Vinhetas de idas de intervalo são espaços para a necessidade e a criatividade de um telejornal. É um recurso que pode ser bem explorado e trazer bons resultados.

___________

Ivo Pereira, 19 anos, brasiliense. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.