segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Praça TV: Novo padrão de cenário e apresentação

E eis que surge a notícia: O RJTV vai mudar de cenário. Nas comunidades sobre telejornais locais, o assunto era um só. O questionamento também. “Será que esse cenário do RJTV servirá de padrão para os demais das afiliadas?”, se perguntavam os telespectadores.

Era novembro de 2009, os cenários dos telejornais locais vinham se arrastando com um padrão que sofreu algumas modicações desde o ano 2000. Algum telejornal precisava ser a cobaia de um novo cenário, ou melhor, um novo projeto. Ambicioso, esse projeto visava transformar o telejornal em um modelo informal. A bancada? Seria um mero objeto de composição de ambiente, e às vezes para usá-la, mas de forma bem discreta.

23 de novembro de 2009, o dia em que começou a grande transformação do telejornalismo local da Rede Globo. Estreava o novo RJTV, e conforme o prometido, completamente diferente do que já foi visto na emissora que era tida como o exemplo da formalidade.



Somente o RJTV teve uma modificação na trilha da vinheta de abertura:



Cenário amplo, com três telões, uma bancada redesenhada e pequena, cores vivas e um espaço para entrevista. A apresentadora andava pelo cenário e de forma descontraída dava as notícias. Nascia o novo padrão dos telejornais locais da Rede Globo.

Em abril deste ano, a Globo DF anunciou que um novo cenário estava sendo construído. Foi o segundo telejornal local a adotar esse novo padrão. O cenário da Globo DF é basicamente a mesma coisa do construído pela Globo Rio, só que com algumas diferenças. O cenário da Globo DF possui cores mais suaves, e além dos telões, no centro do espaço há um outro telão com imagens ao vivo da rodoviária do Plano Piloto e da Esplanada dos Ministérios, com o Congresso Nacional ao fundo. É a chamada “Janela do DFTV”, que teve inspiração no Glass Studio da Globo São Paulo.



Outras afiliadas que adotaram o novo padrão de cenários da Globo:

TV Anhanguera


TV Cabo Branco

http://migre.me/13t6E


TV Globo Minas

http://migre.me/13t53

http://migre.me/13t67


Essas afiliadas são as primeiras de muitas que irão adotar esse novo padrão de cenário e apresentação para os telejornais locais. Os novos cenários apresentados até agora possuem muita qualidade, esperamos que os próximos cenários que virão por aí mantenham essa linha.


Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília

Um comentário:

  1. E desde então, outras emissoras aderiram ao novo padrão de cenários, como a InterTV Cabugi (Natal/RN) e a TV Amazonas (Manaus/AM). A TV Paraíba (Campina Grande/PB) mudou os seus cenários junto com a TV Cabo Branco. Em novembro, a TV Integração (Uberaba/MG) também aderiu ao novo padrão, sendo o projeto piloto das quatro emissoras da Rede Integração, que deverão adotar até janeiro de 2011. Há uma grande expectativa para a estréia dos novos cenários da RBS TV(RS/SC), que ocorrerão no dia 22/11.

    ResponderExcluir

Atenção: não poste em CAIXA ALTA. Seja educado para ter seu comentário aprovado. Seja também objetivo.