sábado, 29 de outubro de 2011

Novas amadoras

Realmente a questão da criatividade é algo significativo hoje em dia. Com o acesso mais democrático a novas tecnologias, o pessoal que faz vinhetas, seja para vender um trabalho, seja por pura diversão, está realmente "arrebentando".

Por ora, duas da mesma agência, a SP Zoom:





A primeira, uma reprodução bastante fiel da vinheta dos telejornais da BBC News. A segunda, a conhecidíssima abertura do nosso Jornal Nacional, com reprodução do globo terrestre, mesa, fundo e tudo o mais. Dá a real impressão de que a pessoa vê tudo como se estivesse na grua de filmagem.

Parabéns aos idealizadores e executores dessas vinhetas. Eles mostram que qualidade também existe fora da "telinha".

______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

sábado, 8 de outubro de 2011

Impressões sobre o novo SPTV

A Rede Globo já demonstrou que gosta de inovar, de fazer pesquisas com seu público-alvo para saber que fórmulas de programação podem ter resultado em números de audiência. Essas transformações já têm longa data, especialmente quando a emissora decidiu renovar e modernizar seus telejornais locais. E com essas mudanças, altera-se a roupagem do telejornal.

Há questão de algumas semanas um novo formato foi testado. Houve uma troca entre praças: o "glass studio", tendência de mais de década em telejornais estadunidenses como o NBC Today, foi finalmente incorporado ao padrão do Rio de Janeiro; a praça carioca, por sua vez, testou o formato mais informal, conversado, com diversos especialistas, e isso foi aproveitado na nova edição do SPTV. A praça paulista, agora, traz nova programação visual, que pode ser o novo padrão dos telejornais locais da Globo.

O logotipo foi redesenhado: não possui mais uma aparência de cubo, mas sim um espaço maior para a sigla da unidade de federação - ou para nomes esquisitos, como "Paraná" ou "Diário" por extenso, que fogem ao padrão de siglas. As cores também mudaram: sai o azul, entra o verde-água. A sigla "SP" se replica várias vezes ao fundo da tela sobre o qual é projetado, todas elas paralelas aos tracejados de "arquivo" que formam o "TV" do logo. Agora, esse não é o grande destaque da vinheta: a concepção visual merece boas referências.

Na tentativa de padronizar a vinheta dos telejornais locais, a Globo seguiu uma tendência desde 1983 até 1996: a "seleção" de um estado, dentre várias opções. Logo após, por um breve espaço de tempo, as "luzes da cidade" projetavam a sigla do estado na tela. De 1998 a 1999 a seleção de sigla retornou, até que veio a sensacional vinheta de 1999 a 2005, o "balé dos retângulos azuis", que reestilizou a seleção de sigla através da projeção da mesma num retângulo, após a irradiação de vários "TV" e desse "balé" que descrevemos. Daí, certa crise de criatividade fez com que predominasse, até este ano, a "versão urbana" da seleção, desta vez convertendo os retângulos azuis em edifícios de uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro. Ao que parece, a arte global se esqueceu das cidades menores, nas quais os prédios são bem pouco numerosos.

Desta vez, entretanto, a mudança foi um marco: agora são imagens da região metropolitana paulista - e, diga-se de passagem, não apenas os "monumentos e lugares turísticos", mas sim as condições urbanas menos favoráveis. E tudo isso incorporado ao "arquivo da TV", ao qual se integra, completamente, a sigla do estado, no caso o "SP". Assim como o telejornal está mais "personalizado" para a região, nada mais justo que a vinheta acompanhasse essa tendência.

A trilha sonora, entretanto, repete acordes da grande mudança de 1999 - e seu jingle "É o SPTV" de escalada. A batida da trilha reflete modernidade, e foi bem melhor trabalhada do que a anterior carioca, ainda vigente desde 2009 para o RJTV e que nem chegou a passar em São Paulo.

Pela Internet muitos estranharam tanto trilha quanto vinheta, mas ela reflete novas tendências, e chega em boa hora. Esperamos que as praças adotem o novo padrão, que haja uniformidade e proximidade com o público. A Globo, mais uma vez, mostra que sabe como bem lidar com um produto como o SPTV.

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter