quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novo SPTV

A TV Globo de São Paulo estreou a nova identidade visual do SPTV na última segunda-feira, dia 27. As novas características deixaram claro o novo conceito de telejornalismo empregado pela Globo de 2009 que é de "simplificar" ao máximo tanto no conteúdo como na identidade.

Vamos lembrar como era: O SPTV tinha uma identidade visual mais "agressiva" em tons mais escuros e a trilha sonora mais "séria". Vejamos:



Com a nova proposta, a vinheta, grafismos ficaram mais "leves". Confira:



Vamos a opinião: Em relação aos novos grafismos: Gostei do tom mais claro para o SPTV. É o ideal para o "Primeira Edição". Combina com o meio dia. Mas, à noite, no "Segunda Edição", poderia ter um tom mais escuro, como antigamente. Já em relação a animação, nada de muito novo, sem surpresa ou novidade. A Globo está cada vez mais simplista. Em relação à trilha sonora, um retrocesso total. Usaram como base a (excelente e) atual trilha alternativa do RJTV. Mas usaram "chocalhos", ou algum equipamento que transmite um som muito confuso. Ficou confusa a nova trilha Além disso, perde todo o tom sério que um telejornal deveria ter. Agora é esperar se as outras praças seguirão a nova identidade da TV Globo.

Giorgio Rosso Guedin é é acadêmico de Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É diretor e editor de SulBRTV, o maior blog sobre a televisão sul-brasileira, e colaborador da Vinhetas de Telejornais - o Blog!

sábado, 24 de setembro de 2011

Revelado o novo cenário do "Bom dia Brasil"

Foi revelado ontem, no site da Rede Globo, o novo cenário do matutino “Bom dia Brasil”. Criado pelo diretor de arte Alexandre Arrabal, o cenário ganhou nova bancada, novo espaço para entrevistas e um novo telão.

O cenário possui cores mais claras. O mapa do Brasil feito em madeira, permaneceu no cenário, mas agora com uma forma redonda, o que obviamente representa a forma do globo terrestre. Os outros ambientes do cenário só serão revelados na segunda-feira, dia em que Renato Machado passará oficialmente seu posto para Chico Pinheiro.

Veja abaixo um informe publicitário com a imagem do novo cenário:



______________________________________________

Ivo Pereira, 19 anos, brasiliense. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bom dia Brasil: primeiros sinais de mudança


Já são visíveis primeiros os sinais de reforma no estúdio do "Bom dia Brasil". O telejornal está sendo apresentado com poucos enquadramentos e não estão usando mais o ambiente de entrevistas. No fim deste mês, o telejornal aparecerá com um novo visual e com um novo apresentador: Chico Pinheiro.

______________________________

Ivo Pereira, brasiliense, 19 anos. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jornal Nacional 42 anos


Hoje, o Jornal Nacional (Rede Globo), completa 42 anos no ar.

Criado em 1969, o telejornal atravessou décadas e se tornou o mais assistido em todo o Brasil. Conhecido por sua trilha (que não muda há mais de 20 anos), o "Jornal Nacional" já apresentou vários cenários e vinhetas que marcaram época. Desde 2000 o telejornal é apresentado diretamente da redação da Globo, no Rio de Janeiro.

Em 2009, na ocasião da comemoração de seus 40 anos, o "Jornal Nacional" ganhou um novo visual, mais moderno e ganhando tonalidades "quentes" nos detalhes.

Jornal Nacional, imagem e som de todo o Brasil.

____________________________________________

Ivo Pereira, 19 anos, brasiliense, estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.