terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vinhetas que dão medo

Se você acha que somente a vinheta do Plantão da Rede Globo causa medo no mundo das vinhetas de telejornais, está muito enganado. Algumas vinhetas, aliadas com o tema do programa, assustam, de geração em geração, os telespectadores.

Começaremos pelo clássico SBT Repórter do início da década de 2000.



O cenário praticamente todo escuro juntamente a trilha sonora de encerramento e até os temas 'místicos' davam certos arrepios aos telespectadores.

O Jornal do Almoço, que é considerado mais uma revista eletrônica do que um telejornal, já teve suas vinhetas medonhas:

Essa acima, com certeza dava um medo com quem almoçava na década de 80.

E não podemos deixar de lado um grande sucesso das vinhetas medonhas, o Aqui Agora, o policialesco da década de 90 (teve uma retomada efêmera passagem em 2008) do SBT. Os solos de guitarra juntamente com as caras amarradas de seus apresentadores faziam o espectador ficar apreensivo em frente à TV.



Você, leitor, deve lembrar de outras vinhetas que davam medo em você! Comente nesse post para compartilhar :)

Giorgio Rosso Guedin é natural de Criciúma onde viveu até os 16 anos na cidade e onde atualmente passa as férias. Morou em Florianópolis dos 17 aos 19 anos. Atualmente, aos 20 anos, é acadêmico de Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Vive atualmente em Pelotas, mas sempre que tiver oportunidade, passa por Porto Alegre e Florianópolis. Apaixonado pelas mídias eletrônicas e convencionais. É diretor e editor de SulBRTV, o maior blog sobre a televisão sul-brasileira e colaborador da Vinhetas de Telejornais - o Blog!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Telejornais do SBT: Constantes mudanças em cinco anos

Com a chegada de Ana Paula Padrão ao SBT, em 2005, houve uma verdadeira revolução visual nos cenários e vinhetas da emissora de Sílvio Santos. A jornalista não está mais na emissora, mas podemos considerar que ela deixou uma herança.

Desde a estreia do telejornal “SBT Brasil”, que está no ar até hoje, o SBT adota uma linha de cenários de padrões internacionais. São cenários mais elaborados, embora alguns pequenos.

As vinhetas do SBT também possuem modelos internacionais. Muitas pessoas denunciam no Youtube que essas vinhetas são cópias de telejornais de outros países. Mas há uma notícia que corre pelos blogs e pelas comunidades do gênero, de que o SBT possui um contrato com a emissora norte-americana ABC para utilizar suas vinhetas.

Em minha opinião, não considero isso ruim para os telejornais do SBT, visto que esses não tem uma preocupação com a fixação de uma identidade visual como a Rede Globo, por exemplo. Pelo contrário, é interessante observar que o SBT está em constante renovação nos cenários e vinhetas.

Abaixo, seguem algumas das principais mudanças dos telejornais do SBT em um lustro. (2005-2010)






















Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense e estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vinheta ABC World News: jus ao nome que carrega

A norte-americana ABC é tida, por muitos, como a maior emissora do mundo. A trilha da vinheta do seu ABC WORLD NEWS é muito copiada mundo afora (o SBT BRASIL, na época de Ana Paula Padrão, utilizou uma variação dessa trilha) e esse fenômeno não ocorre simplesmente pelo fato da emissora ser uma gigante, ocorre porque a trilha é a mais imponente de todas as trilhas de telejornais do mundo - essa é minha visão.
A "arte" não tem nada de especial - até poderiam caprichar mais.



Áudio da trilha (completo)


Bruno Vanderley é acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, do curso de Comunicação Social - Jornalismo.