quarta-feira, 26 de maio de 2010

Novo "Jornal da Band"



E o “Jornal da Band” mudou. No meu outro artigo eu sondava isso, embora não tivesse absoluta certeza. Mas vamos à minha análise pessoal sobre as mudanças.

Vinheta de abertura/ logotipo: Agora com as cores prata e azul, a vinheta ficou mais moderna e seguiu o estilo da anterior utilizando a figura do mundo como elemento.
A vinheta tem integração com o cenário que surge após um close na figura do mundo que sai de quadro.
O logotipo sofreu poucas alterações, possui uma pequena forma tridimensional.

Trilha: Sem grandes alterações, mas o novo arranjo é bonito. Como a trilha anterior, dá uma sensação de imponência.

Cenário:
Pecou pelo exagero. Talvez tenha sido na minha opinião a decepção do conjunto de mudanças. No artigo anterior eu comentei que não gostava do cenário porque ele era muito quadradão. O novo cenário tem excesso de formas. A proposta foi legal, mas ficou parecido com o interior de uma nave espacial. Há grandes tubos no teto e a bancada tem uma forma diferente.

Confira abaixo o vídeo com o novo “Jornal da Band”



Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília.

sábado, 22 de maio de 2010

Algo estranho com o "Jornal da Band"

Há mais ou menos duas semanas, o "Jornal da Band" vem sendo apresentado de uma forma muito estranha. Enquadramentos fechados, fundo do cenário desfocado e apenas pequenas mudanças de câmera.
Será que um novo cenário está vindo por aí? Tudo leva a crer que sim. O atual cenário estreou em 2008 juntamente com a vinheta que está no ar atualmente. Minha crítica pessoal ao cenário do “Jornal da Band” é que ele é muito quadrado. Na verdade parece mais um “caixotão”. E digo mais, parece mais um quarto ou uma sala. Mas tem um porém, é elegante. Se eu fosse da equipe de cenografia da Band, faria um cenário com a mesma programação visual, mas com uns traços mais modernos, uma coisa mais agradável de se ver.
Enquanto a esse suposto novo cenário, só o tempo dirá se ele virá mesmo.


Ivo Pereira, 18 anos, brasiliense, estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

domingo, 16 de maio de 2010

Jingles nos primórdios

Um dos aspectos que me atrai nas vinhetas não é apenas a imagem, os efeitos. Gosto de ver também a trilha que, assim como nos filmes, é indispensável para a construção do conjunto, o filme acabado.

Há músicas que ficam tão impregnadas no consciente coletivo que, automaticamente, estão associadas a determinado produto jornalístico. Qualquer que ouvir os acordes da "The Fuzz" reconhece, na hora, o tema sonoro do Jornal Nacional. Há aqueles que têm medo não dos gráficos, mas da trilha sonora do Plantão da Globo. Outros, ao navegarem no Youtube, deparam-se com vinhetas estrangeiras mas com melodias que também são tocadas aqui no Brasil: tal é o caso da "Freedom of Expression", da banda estadunidense Jim Bowen Pickers, mas que por aqui é conhecida como o tema do Globo Repórter.

Pois bem, no estrangeiro a TV - e consequentemente suas vinhetas telejornalísticas - circulam há várias décadas no ar. Há emissoras por lá, como a NBC dos Estados Unidos, que têm quase 80 anos de idade. Naturalmente, seus principais noticiários já guardam muitas histórias. E, de acordo com o gosto popular da época, os temas das trilhas que os jornais adotavam ou remontam, ou são pura música clássica. A característica solene é que dá a nota para a seriedade de um telejornal, e isso foi muito usado nos primórdios, a menos que a notícia - ou a imagem do canal - fossem mais leves, joviais, próximos do público-alvo.

Nesse sentido, separo três muito marcantes, tocadas nos tais "primórdios". A primeira é da NBC dos Estados Unidos, que mantinha seu tema, o 2º Movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, como a abertura e o encerramento do "The Huntley-Brinkley Report", absoluto em matéria de noticiários de 1956 a 1970, quando foi substituído pelo Nightly News, o principal telejornal da casa. Acompanhe o tema e, logo abaixo, outro vídeo com o tema completo.



A segunda é da rede inglesa ITN, longa, usada durante duas décadas em seus telejornais e bastante alegre.

A terceira é da BBC de Londres, uma música clássica intitulada "News Scoop" executada por The Symphonia Orchestra, e que possui elementos de um dobrado militar, por conta de sua cadência.

Essa tendência ainda perdura, pois vários dos jingles atuais têm inspiração clássica, ou são de fato música clássica. Ainda falaremos dos atuais que são verdadeiras sinfonias, e que trazem o caráter solene e firme de um telejornal.

______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Afiliadas globais mudam seus cenários




A TV Gazeta, afiliada da Rede Globo em Alagoas, está se preparando para oferecer aos telespectadores o conforto de assistir sua programação em HD.
O crescimento da tecnologia vem incentivando as afiliadas a mudar seus cenários, como aconteceu no Maranhão (como visto na foto do perfil pessoal da apresentadora da TV MIRANTE), em Fortaleza...
Segundo informações, a emissora alagoana também irá investir numa news room, que irá integrar as rádios GAZETA FM e AM, o portal GAZETAWEB, o jornal GAZETA DE ALAGOAS e, claro, a TV GAZETA. As obras já começaram e a partir de junho o sistema entrará em fase de teste, mas só será lançado oficialmente em setembro.
Por que não sonhar com novas vinhetas?



Bruno Vanderley é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sobre a troca de um cenário

Antes da troca de um cenário de um telejornal, vários aspectos são levados em conta.
Nenhum programa tem seu cenário mudado por pura vaidade digamos assim; primeiramente é um respeito com o telespectador a renovação do aspecto visual.

A troca deste cenário é muito estudada e feita com muita cautela. Todo programa tem sua identidade visual, isto é, traços que são suas características principais. O cuidado com os elementos que farão parte de um novo cenário é primordial porque a tendência é sempre de fazer algo melhor, seja algo mais “clean” ou mais moderno.

Nunca nenhum cenário novo vai agradar a 100% dos telespectadores. Embora feito com muito detalhamento, nesse meio há muitos erros e acertos que podem ser corrigidos com o passar do tempo ou até mesmo por meio de reclamação do telespectador.


Ivo Pereira, 18 anos, Brasiliense e cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Terra arada no Globo Rural

Realmente vieram a calhar as mudanças no Globo Rural. A despeito da abertura - que continua a mesma, sequer foi renovada... - a "repaginada" do programa é digna de menção.

O cenário, conforme visto ao lado com os apresentadores Helen Martins e Nélson Araújo, ficou mais "clean" e moderno, sem aquelas montagens típicas de cenários da Globo São Paulo, com um amontoado de placas de metal e plástico, tal como era o antigo. Mostrou também que a Globo ainda pode fazer bons cenários tirando a "ditadura da redação", que a nosso ver contribui para que certos programas não sejam tão leves quanto podiam. O Hoje, por exemplo, poderia ser tranquilamente em estúdio, mas a pressão para que ele se equipare ao jornalismo hard do Jornal Nacional, faz com que ele também seja transmitido diretamente da redação.

O que se torna interessante notar é o padrão de cores utilizado que, baseando-se na explicação da própria Helen Martins, prioriza os quatro elementos fundamentais da natureza (água, fogo, terra e ar) para transmitir essa sensação de integração com o ambiente principal do programa.

Numa tomada mais panorâmica, vê-se que a editoria de arte caprichou nas técnicas de iluminação e passa, com realismo, cores naturais do ambiente rural. Destaque para o azul da bancada, com uma tonalidade jamais vista - sequer na do Jornal da Record...

Assim, dando continuidade à revelação, em primeira mão, das novidades do Globo Rural, parabenizamos a equipe de produção, a editoria de arte e cenografia, o videografismo - que por sinal produziu muito boas identificações de repórter e entrevistados, apesar dos já ultrapassados caracteres "wide" que a Globo São Paulo insiste em usar - e esperamos que esse cenário perdure por bastante tempo. E certamente o vai, pelos próximos 10 anos.

* Nosso colunista Ivo Pereira colaborou com este artigo, cedendo gentilmente reproduções de tela do novo programa.

______________________

CLEBER OLYMPIO é paulistano, advogado pela PUC/Campinas, locutor noticiarista pelo SENAC/SP e aprecia vinhetas de telejornais desde os 11 anos de idade. É o criador da comunidade "Vinhetas de Telejornais" no orkut. Siga-me no Twitter

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tentei te entender

Sempre que vejo essa vinheta na tela da Record, fico tentando imaginar o que seus criadores quiseram passar aos que assistem, mas nunca consegui decifrar. Para ser sincero, nunca consegui decifrar o que as vinhetas de telejornais da TV Record pretendem e isso é lamentável, pois as trilhas utilizadas por essa emissora costumam ser de bom gosto.

Quanto a vinheta do Fala Brasil, as cores adotadas são aceitáveis para um telejornal matutino, mas a combinação é pobre e sem graça, antecipando ao telespectador o que ele vai encontrar depois que a medonha vinheta for ao ar.

Como disse, a Record costuma ter bom gosto em suas trilhas - e a do Fala Brasil é interessante -, mas não é pertinente àquele horário, quando as pessoas ainda estão despertando. Veja:

Bruno Vanderley é estudante de Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.